Quem foi Castro Alves?
Antônio de Castro Alves (1847-1871)
Quem foi Castro Alves?
Castro Alves foi um dos mais famosos poetas brasileiros do século XIX. Considerado um dos principais expoentes do romantismo brasileiro, morreu jovem, aos 24 anos de idade. Nascido na Bahia, vai ao Recife estudar na Faculdade de Direito.
Considerado figura cativante pelos seus talentos de orador e poeta, desde logo demonstrou grande simpatia pela causa abolicionista. Apaixonado pela atriz Eugênia Câmara, vai com ela para a Bahia, onde vê encenar sua peça Gonzaga, ou a Revolução de Minas.
Por Desconhecido - Revista "Bahia Illustrada", nº 1, pág. 15 (exemplar da Biblioteca Nacional do Brasil), Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77201546 |
Transfere seu curso de Direito a São Paulo, onde é bastante festejado. Diz Afrânio Peixoto que, para fugir das desilusões amorosas, cultiva o hábito das caçadas. Numa delas, fere gravemente o pé em fins de 1968. Desse ferimento resultam complicações, o depauperamento e a tuberculose. Volta à Bahia sem concluir o curso, falecendo em 1871.
Conforme Edgard Cavalheiro, "Castro Alves é realmente grande e resistirá solidamente à montanha de chavões humanitários, de dísticos pretensiosos e grandiloquentes com que alguns admiradores mais exaltados costumam enfeitá-lo. Ele não possuía apenas prodigioso poder verbal, e sim também agudíssima emoção".
Livros e poesias de Castro Alves
Em vida, publicou vários escritos em jornais e revistas. O único livro que viu impresso foi Espumas Flutuantes:
Muito se debate a respeito de qual vertente de Castro Alves seria a melhor: a romântica ou a social. Fato é que sua obra abolicionista marca o período, deixando poderoso rastro até o presente. Em 1883 publica-se a bela coletânea de poesias Os Escravos: